O presidente Michel Temer e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, apresentaram nesta terça-feira, 21, o aplicativo da Carteira de Trabalho para dispositivos móveis, a CTPS Digital (Android, iOS). Outra novidade demonstrada foi a versão do aplicativo para o Sistema Nacional de Emprego, o Sine Fácil (Android, iOS), para dispositivos da Apple.

Na CTPS Digital, o usuário poderá acessar o contrato vigente, as admissões anteriores, além de pedir novas vias (primeira ou segunda) do documento. O ministério ressalta que o app não substitui a Carteira de Trabalho de papel, que continua valendo. Já o Sine Fácil ganhou uma repaginada que deixa a navegação mais amigável, além do acesso para usuários com dispositivo iOS.

Para usar CTPS Digital e o Sine Fácil, o usuário deve solicitar uma senha no site cidadão.br para fazer o primeiro acesso. Importante frisar que para receber a senha é necessário ter a Carteira de Trabalho em mãos, pois a página fará cinco perguntas sobre o histórico laboral da pessoa. Após ter a senha em mãos, ela pode entrar no app que deseja e preencher os dados pessoais para ter o acesso. 

Os aplicativos foram desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho em parceria com a DataPrev.

O Sine Fácil acumula, apenas em dispositivos Android, 680 mil downloads, 180 mil encaminhamentos para entrevistas de emprego e 3,5 mil contratações realizadas desde maio, quando o app foi lançado.