A Anatel iniciou a coleta de dados para a Pesquisa de Aferição da Satisfação e da Qualidade Percebida dos Usuários de Serviços de Telecomunicações de 2017. Serão entrevistados, até o final de novembro, 140 mil consumidores para medir o grau de satisfação com a prestação dos serviços de banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por Assinatura. As entrevistas estão sendo realizadas por telefone e os entrevistados são sorteados aleatoriamente.

A pesquisa vai avaliar os serviços prestados pela Claro, Oi, Tim, Vivo, Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, Net, Sky e Nossa TV. O levantamento abrange todos os estados brasileiros. Os resultados da pesquisa deverão ser divulgados em março de 2018. Esse tipo de levantamento é feito pela Anatel desde 2002.

Banda larga

A Anatel também promove mecanismos para o consumidor de banda larga acompanhar a velocidade da sua conexão. É só acessar www.brasilbandalarga.com.br e usar a ferramenta de medição. Também é possível fazer a medição móvel, basta baixar o aplicativo "Brasil Banda Larga", disponível para Android e iOS. Outra forma de medir a qualidade da conexão é o usuário participar como voluntário do programa por meio do qual a Anatel, em conjunto com a Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga (EAQ), realiza mensalmente medições da banda larga fixa com a ajuda de dispositivos instalados nos domicílios.

O cadastro pode ser feito pela Internet e a participação no projeto possui três etapas: inscrição, realização do teste de velocidade e sorteio. A partir da medição, são acompanhados seis indicadores, entre eles velocidade instantânea e média, perda de pacotes e disponibilidade do serviço. As ferramentas medidoras não coletam qualquer informação pessoal e não interferem e nem monitoram a navegação do usuário. Para se inscrever no programa, acesse o portal  www.brasilbandalarga.com.br.