A Hawk Internet pretende aumentar sua presença no Brasil. A start-up de tecnologia móvel da TCL espera ter 10 funcionários locais em 2018 e 50 em 2019, mirando uma expansão para outros países da América Latina. Antes de apresentar o aplicativo Candy Selfie Camera (Android) à imprensa na última quinta-feira, 28, o CEO da empresa, Jedi Sun, revelou a Mobile Time seus planos de expansão para o Brasil e restante da América Latina.

“Temos 250 milhões de usuários no mundo, sendo que 30% deles estão na América Latina, onde o Brasil é o nosso maior mercado”, disse o executivo. “Considerando a situação do mercado brasileiro e o relacionamento com os parceiros locais, nós adoraríamos abrir nosso primeiro escritório em São Paulo”.

Com um modelo de negócios baseado em publicidade e gestão de ativos mobile (jogos, publicidade, e-commerce e inteligência artificial), Sun aposta que o Brasil será a porta da empresa para outros mercados locais, em especial México, Argentina e Chile. Para isso, pretende trazer novas ferramentas aos brasileiros.

Oferta e demanda

Além do Candy Selfie Camera, a Hawk Internet possui outros apps de destaque, como Super Cleaner (Android), FS File Master (Android), Super Battery (Android), Candy Gallery (Android) e Super Gamer Booster (Android), além do Hi Security (Android), feito em parceria com a McAfee. Mas a real aposta da empresa para o futuro próximo está no comércio eletrônico.

“Dentro deste cenário, nós queremos lançar aplicativos Android (nosso foco) de e-commerce. A ideia é que os brasileiros possam comprar produtos do mundo todo”, disse o CEO na conversa que se estendeu por e-mail durante esta semana. “Além disso, nós queremos oferecer mais produtos de vídeo e foto”.

Outro fator de entrada da start-up no mercado é a inclusão de apps em produtos da TCL, como os smartphones da Alcatel. Sun confirma que os handsets da marca possuem aplicativos da Hawk, como apps de notícias, launcher, previsão do tempo, busca e gerenciamento de arquivos. Sendo que esses apps são exclusivos para os celulares Alcatel e não estão na Google Play.

“Os aplicativos que mencionamos acima estão instalados em todos os tipos de dispositivos Alcatel, desde aqueles de entrada até os high-end. Aliás, Candy Selfie Camera, Super Cleaner, Hi Security estão no mercado aberto, via Google Play, e não estão pré-instalados em dispositivos Alcatel”, explicou.

“As duas estratégias (app embarcado e app para Google Play) são baseadas em diferentes abordagens para diferentes usuários, mas todos visam proporcionar a melhor experiência possível”, completa.