A Oi inaugurou nesta quinta-feira, 30, o Oito, seu hub de empreendedorismo e inovação, localizado no Rio de Janeiro. 18 start-ups foram escolhidas para passar por um processo de pré-incubação durante o mês de dezembro. Elas foram selecionadas dentre 527 inscritas de 23 estados da federação e também de outros países (Estados Unidos, Chile e França). Cerca de 50 executivos da Oi, de 10 diretorias diferentes, participaram da seleção das start-ups. Dessas 18, seis serão escolhidas em janeiro para serem efetivamente incubadas no Oito por um ano. Cada uma receberá R$ 150 mil da Oi.

As 18 start-ups selecionadas para pré-incubação são: Allugator, Banco Maré, Cíngulo, Easyglic, Energy2go, Entropia, ePHealth, Everywhere Analitics, Farmaki, Field Control, Gamer Trials, Genesis Training, DEMONL, JUSTTO, Legal Cloud, Nearbee, Power Drones e Top2you. Vale lembrar que a Nearbee foi vencedora do Prêmio Tela Viva Móvel deste ano, na categoria utilidade pública, na escolha do júri, pelo case Emergência RJ, uma parceria com a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro.

Coworking

Além das empresas incubadas, o Oito receberá outras start-ups para serem aceleradas, dividindo um espaço de coworking. No hub, os empreendedores terão acesso a mentores da companhia, seminários, cursos diversos e infraestrutura de trabalho. A ideia da Oi é também integrar as start-ups com a sua operação, aproveitando a capilaridade da sua rede e dos seus canais de venda, assim como sua carteira de clientes espalhados pelo Brasil inteiro.

O projeto de incubação será supervisionado pelo Instituto Gênesis, da PUC, junto com a consultoria da Rafael Duton, sócio e fundador da aceleradora 21212. O Oito tem ainda parcerias com Nokia, IBM, Oracle, Amazon Web Services, CPqD, Inatel, Senai, escritório Mintaury Pimenta, Machado & Vieira Mello e Yunus Negócios Sociais.