Uma pesquisa realizada pela App Annie constatou que o Snapchat possui um alto índice de usuários exclusivos, ou seja, que não utilizam outros apps rivais de mensageria ou redes sociais. A partir da análise de acessos em um dia aleatório, verificou-se, por exemplo, que apenas 8% dos usuários do Snapchat haviam aberto também o WhatsApp, enquanto a esmagadora maioria, ou 92%, acessou apenas o Snapchat.

A mesma comparação foi feita com outros competidores do Snapchat. No caso do Twitter, apenas 20% abriram os dois apps, enquanto 80% acessou apenas o Snapchat. Na comparação com o YouTube, 30% abriram os dois apps. Com o Messenger foram 37%. As maiores interseções de uso foram constadas com o Instagram (52%) e com o Facebook (60%).

E, ao contrário do que se poderia imaginar, essa proporção de usuários exclusivos de Snapchat não se concentra somente entre adolescentes, mas entre usuários de todas as idades. Na faixa entre 25 e 44 anos há proporções igualmente altas de exclusividade na comparação de uso com os mesmos apps competidores.

Os resultados foram apresentados em uma análise da App Annie para comprovar como é importante analisar com profundidade os dados de uso de apps antes de tomar decisões sobre investimento em publicidade móvel, por exemplo.