Apps de mensageria respondem por 14,6% do tempo de navegação móvel do usuário brasileiro, informa relatório da Commscore. O estudo considerou cinco grandes apps de mensageria (WhatsApp, Facebook Messenge, WeChat, Line e QQ messenger) e comparou a sua utilização em nove mercados (Brasil, Canadá, China, Espanha, EUA, Indonésia, Itália, México e Reino Unido).

Na comparação entre os mercados, nota-se que os apps de mensageria têm uma participação significativamente menor sobre o tempo móvel dos usuários nos EUA (1,4%), Canadá (2,3%) e Reino Unido (3,2%). Nos demais países pesquisados, está na faixa entre 13% e 16%. A menor é a da Itália (12,9%) e a maior a do México (15,8%).

O relatório também indica as preferências regionais em comunicação instantânea pelo celular. No Brasil, o WhatsApp representa cerca de 95% do tempo que os usuários destinam para apps de mensageria. E o restante está no Facebook Messenger. O WhatsApp domina também nos mercados da Itália, Espanha, Reino Unido, México e Indonésia. Nos EUA, o Facebook Messenger é o líder. No Canadá, há uma divisão quase que meio a meio entre as duas referidas plataformas. E a na China o mercado é liderado pelo WeChat, mas o QQ messenger também registra uma importante participação sobre o tempo gasto pelos usuários em mobile.

Panorama Mobile Time/Opinion Box

Nos próximos dias, será divulgada a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil, comparando a utilização do WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e SMS. Para conhecer os resultados da edição anterior, de fevereiro deste ano, baixe o relatório de graça no site www.panoramamobiletime.com.br