O Shazam é um aplicativo já consagrado, mas que, por sempre estar ganhando atualizações bacanas, vale a resenha. Aos que ainda não conhecem, trata-se de um app que “ouve” músicas no rádio e as reconhece, passando rapidamente ao usuário a ficha completa da canção (nome da música, artist, gravadora, etc). Está disponível para as principais plataformas (Android, iOS, Windows Phone), mas a versão testada aqui foi a para Android.

O app tem visual bonito e absolutamente simples. A tela inicial tem apenas um grande botão, com a logo do Shazam, que, ao ser apertado, escaneia a música que está sendo executada. Em poucos segundos, aparecem na tela do smartphone o nome da música e do artista, a capa do álbum ao qual pertence a canção e um link para a sua compra no site da Amazon. Na parte de baixo da tela, há uma grande quantidade de opções: partilhar a música em redes sociais; ir para o vídeo no Youtube; ver a letra da canção; acessar informações sobre turnês do artista; e acessar infos sobre sua discografia. O usuário pode ainda pedir dicas sobre artistas similares, ou mesmo ver reviews sobre o artista. Há também a possibilidade de ver a lista de músicas mais consultadas no app ou de revisar o histórico de músicas pesquisadas. Bastante coisa, para um app tão simples.

Em termos de performance, não há efetivamente nada que possa ser dito de ruim sobre o Shazam. Não houve problemas em nenhuma das vezes que o testei em meu Galaxy SII, sendo a performance altamente elogiável tanto do ponto de vista da velocidade quanto em relação a eventuais transtornos no sistema (o smartphone não travou em nenhum momento). Ademais, a quantidade da base de músicas é realmente impressionante e parece ser infinita, reconhecendo quaisquer canções, sejam elas estrangeiras ou brasileiras. Definitivamente, um “must have”.