Ao assistir os jogos da Copa do Mundo é comum ver análises bem apuradas de comentaristas, repórteres, narradores e até de fãs do esporte em redes sociais. É comum ouvir comentários embasados em porcentagem de posse de bola, chutes ao gol, quantidade de dribles, cartões amarelos, tempo de bola rolando, roubadas de bola, entre outros.

Se você pensa que eles são “nerds da bola” que ficam anotando tudo em caderninho ou em planilha de Excel, pode esquecer. A grande maioria dos profissionais recorrem ao Footstats em Tempo Real (Android, iOS), uma aplicação que mostra todos os dados de uma partida de futebol.

Utilizada por jornalistas e amantes do esporte, a plataforma permite que uma pessoa possa seguir um time (ou nenhum, se preferir ficar neutro). Em seguida, ela consegue acompanhar dados de jogos ao vivo ou ver dados históricos das equipes e de seus jogadores. O app de estatísticas possui informações sobre posse bola e outros dez fundamentos futebolísticos, inclusive dos times que disputam o mundial de futebol.

Um exemplo recente é o retrospecto da partida entre México e Brasil. Na partida da última segunda-feira, 2, é possível tomar as seguintes conclusões a partir do app: embora o time do técnico Juan Carlos Osório tenha ganhado no quesito posse de bola, o esquete de Tite deteve mais o controle durante o jogo. O selecionado mexicano só ganhou em posse de (51% x 49%), pois teve picos de 70% no começo e no fim da disputa. Enquanto a equipe brasileira manteve uma estabilidade entre 44% e 51% durante a maior parte da peleja.

Outras funções também permitem analisar os dados de desempenho dos jogadores, com mapa de calor e as estatísticas de jogador por cards. Com elas é possível fazer comparações estatísticas entre os futebolistas e descobrir coisas como: o atacante Neymar é o jogador que mais levou faltas (23) na Copa, mas também é o principal driblador (13). E se comparar com o belga Eden Hazard, o brasileiro é mais efetivo em passes (87,2% x 85,8% de acerto) e assistências (14 x 11), enquanto o europeu sofreu um pênalti contra nenhum de Neymar e chuta mais assertivamente em gol (54,5% x 52,2%).

As atualizações do app acontecem em um intervalo de cinco minutos.

Este app empodera qualquer pessoa a entender o papel de times e jogadores em campo… se feita a leitura certa.