O Internet Speeding – Speed Up é um “must have”, daqueles aplicativos que ninguém dispensaria se tivesse a oportunidade. Em primeiro lugar, o app se propõe a fornecer o que todo usuário de smartphone quer: mais velocidade de conexão. Além disso, é gratuito, e não pesa muito sobre a performance do hardware (no meu Galaxy, usou cerca de 12 MB de memória RAM). Fica, no entanto, a pergunta que todo usuário se faz quando se depara com um aplicativo desses é: mas funciona mesmo?

Sim, funciona. Uma vez instalado o app, observei melhoras nítidas na minha velocidade de conexão. Um vídeo do Youtube que demorava cerca de 6 segundos (cronometrados) para carregar, passou a demorar 4 segundos. Parece pouco, mas estamos falando de um ganho de performance de quase 50%. Os downloads também melhoraram, embora aqui o ganho observado não tenha sido tão grande. Um app que demorava cerca de 21 segundos para ser baixado na Google Play demorou cerca de 18 com o acelerador.

O uso do app é simples, havendo uma única página que permite ao usuário ligar e desligar o serviço. Ao contrário de outros aplicativos do gênero, este obedece rapidamente ao comando do usuário, desligando imediatamente após o clique. Há ainda duas opções interessantes: uma é a de iniciar o app automaticamente ao ligar o smartphone, o que poupa ao usuário o trabalho de ficar gerenciando a função sempre que dá boot no aparelho. Uma outra é a de esconder o ícone do Speed Up, limpando a normalmente congestionada barra de tarefas superior do Android.

Por fim, não foi observado nenhum “crash” ou instabilidade durante o uso do serviço, e os efeitos sobre a vida da bateria foram ínfimos, praticamente não podendo ser notados.