Em 1º de janeiro, a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa completou dez anos. Ainda assim, os brasileiros apresentam diversas dúvidas quando escrevem formalmente. É comum ouvir questões no dia a dia, como “linguiça tem trema?”, “assembleia tem acento?”, “voo ainda tem acento?”.

Contudo, não é todo brasileiro que gosta de lembrar das novas regras, como: a queda do acento em ditongo aberto (ei, oi), de acento circunflexo em hiato terminado em “oo” e “ee” ou o fim do hífen para palavras terminadas com o prefixo terminado em vogal com sufixo iniciado em “r” e “s”.

Um caminho mais simples e conciso para confirmar como escrever uma palavra é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o VOLP (Android, iOS). Produzido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), um dos órgãos responsáveis pela Reforma Ortográfica, o app possui 381 mil verbetes.

App da ABL é de agosto de 2014, mas funciona bem em handsets mais novos

Com um design simples, o app tem apenas um campo para digitar o verbete. Nele, o usuário escreve a palavra que tem dúvida, e o VOLP mostra se a expressão está correta com todos os seus radicais e variações. Por outro lado, se estiver errada, o aplicativo mostra a mensagem “nenhum resultado encontrado”.

Ainda assim, o app tem a função de autopreenchimento. Ou seja, se o usuário tem uma ligeira noção da palavra, mas não lembra como escreve, ele pode digitar como lembra e o VOLP mostra os verbetes mais próximos. Inclusive, esta opção funciona sem rede.

A ideia é que o aplicativo seja simples, rápido e prático. Diferente dos apps de dicionário, ele não tem significados, definições, sinônimos, marcação de palavras, etc. E, principalmente, não demora a abrir ou carregar as palavras e não tem um monte de propagandas.