Atire nas tarefas e aumente sua produtividade no dia a dia

Acompanhar as tarefas e aumentar sua produtividade no cotidiano é algo muito chato. Mesmo com várias opções de aplicativos de lista de tarefas ou calendários nas lojas de apps, ainda não tinha conseguido encontrar um que funcionasse de forma simples, sem muitas funções complicadas para o dia a dia. Isso até encontrar o Kosmos (Android), app italiano que custava R$ 9,99, mas ficou gratuito no começo do ano.

Nele, o usuário pode rastrear quanto tempo levou para realizar uma atividade e montar uma planilha de horários (timesheet, em inglês) de maneira divertida. A pessoa registra a tarefa a ser feita com data, o nível de urgência e categoria, e pode acompanhar quanto tempo demora para executá-la.

Até aqui parece normal, mas seu principal diferencial é a gamificação. O Kosmos funciona como aqueles jogos clássicos de nave de plataforma, como o lendário jogo de videogame ‘R-Type’. Ou seja, você atira e destrói as tarefas realizadas no dia a dia.

No app, o usuário aperta no botão “atirar” na tarefa que está fazendo. Ele calcula o tempo gasto e, quando termina de fazê-la, aperta no botão “destruir” para eliminá-la de sua lista. Além disso, o usuário pode acompanhar por gráfico quais atividades mais eliminou.

Simples, fácil e bem lúdico, o app pode ser usado para marcar tarefas do trabalho, de estudo, esportivas e mesmo atividades triviais do cotidiano (lavar a louça, varrer a sala, passar um café, etc.). Ou seja, ele serve para qualquer idade e qualquer momento.

Contudo, faltam algumas funções ao Kosmos. Como notificações push para alertar a pessoa de suas tarefas e a criação de atividades compartilhadas com outras pessoas. O fato de o app não estar traduzido para o português também pode dificultar, mas é uma barreira que pode ser facilmente ultrapassada por meio de sua concepção lúdica.