Feito para os fanáticos por futebol, o app “Brasileirão 2012” é um guia simples e eficiente da maior competição nacional do bom e velho esporte bretão. Com interface leve e funcionalidades bem distribuídas, o aplicativo permite ao torcedor ter acesso a dados históricos das equipes que disputam a competição, além de acompanhar em tempo real as novidades sobre seu clube de coração.

Logo ao iniciar o app, o usuário deve indicar a equipe para a qual torce. A partir daí, passa a ter acesso a informações do passado (títulos, resultados passados, últimos jogos), presente (tabelas de classificação e de artilharia) e futuro do clube (listagem dos próximos jogos). Um recurso interessante é o clipping de notícias, que poupa algum tempo àqueles que navegam diariamente em busca das últimas informações sobre a sua equipe. Infelizmente, a base de pesquisa é restrita, abrangendo somente notícias da UOL e da Globoesporte.com (há uma seção de busca de notícias no Google, mas que não funciona tão bem). Há ainda uma funcionalidade de “tempo real”, que permite ao usuário receber atualizações sobre os jogos que estão ocorrendo no momento, mas que não avança em relação a outros serviços do tipo oferecido em sites como o Lancenet.

Um outro recurso, mais interessante, é a possibilidade de acesso offline às informações do app: o usuário atualiza quando está conectado, e depois pode acessar as infos direto do smartphone, onde quer que esteja.

Fora isso, o app peca em alguns pequenos quesitos, como na atualização não-automática das infos (o usuário precisa ordenar o comando). Em suma, por ser gratuito e de uso simples, pode poupar o tempo do usuário que deseja acessar as informações diárias sobre seu time de coração.