Todos nós passamos por situações de desconforto com serviços de telecomunicações. Seja uma conta cobrada de modo errado, uma solução que não funciona ou um serviço que não foi prestado. Recentemente entrei nesta estatística e abri chamado na Anatel para resolver um desses problemas, uma vez que todas as tentativas diretas com a operadora não deram certo.

O jeito foi abrir o chamado no site da agência reguladora. No entanto, a Anatel também possui um aplicativo simples que permite a abertura do chamado mais facilmente. É o Anatel Consumidor (Android, iOS, Windows Phone). Nele, o usuário pode registrar reclamações contra as prestadoras de serviço de telecomunicações, além de pedir informações ou enviar sugestões ao órgão.

No caso mais habitual, as reclamações, é importante o usuário preencher o número do protocolo de atendimento da operadora e descrever minuciosamente o problema. Em até cinco dias a operadora dará uma resposta ao consumidor. Neste período, a pessoa pode acompanhar como está o andamento de seu pedido.

Outro diferencial do app é a aba “seus direitos”, opção com respostas para questões frequentes relacionadas aos direitos dos consumidores em telecomunicações. Além disso, o app mostra o índice de reclamação dos clientes contra as operadoras nos últimos 30 dias. Esses dados são divididos entre celular pré-pago, pós-pago, telefonia fixa, TV por assinatura e banda larga fixa, e das subcategorias, qualidade/funcionamento e relacionamento ou ambas.

O design do app é simples. Ele possui grandes letras e ícones para facilitar a visualização. No entanto, a parte de registro de reclamação não informa que o consumidor tem 1,5 mil caracteres para descrever um problema. Algo que pode ser resolvido com um contador de caracteres, como tem o Twitter, por exemplo. Mas o app cumpre seu propósito. É um canal direto entre o cidadão e a agência reguladora para resolução de celeumas do cotidiano.

 

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