Mapa de conectividade da nPerf por tipo de padrão de rede móvel (reprodução: nPerf)

A imagem que mais aparece nos grupos de troca de mensagens telecomunicações e TI nas últimas semanas é de velocidade de 5G em São Paulo. São especialistas e usuários que mostram como seus celulares respondem à quinta geração, em especial na velocidade de acesso.

É possível notar que dois aplicativos são os que mais aparecem: Speedtest, da Ookla (Android, iOS), e nPerf (Android, iOS). Ambos têm a mesma proposta: dar ao usuário informações em tempo real sobre a rede móvel que acessa, independente se é Wi-Fi ou pacote de dados do celular.

Entre as funções que trazem estão velocidade de download, upload, latência e a resposta na entrega de dados (jitter). Também apresentam teste de vídeo e o mapa da cobertura móvel, do 2G ao 5G – os screenshots dos mapas em São Paulo talvez seja a segunda imagem mais compartilhada.

Porém, há diferenciais em cada app. Por exemplo, o Speedtest tem uma ferramenta de VPN in-app; já o nPerf tem teste de navegação na web e o mapeamento ativo que permite mapear a cobertura em um trajeto.

Na usabilidade, o Speedtest é mais limpo, mesmo na opção gratuita com propaganda. Já o nPerf abusa mais da exibição de publicidade e sua visualização parece que parou no tempo, mas tenta criar um conceito de comunidade ao pedir que o usuário faça ao menos cinco testes por mês para melhorar a assertividade dos resultados.

Testes

Metodologia do Speedtest (reprodução: Ookla)

Em teste recente enviado ao Mobile Time, a nPerf contabilizou 822 mil testes no Brasil entre julho de 2021 e junho de 2022. Neste período, a Claro apareceu com a melhor média de acesso em download, latência e navegação, acompanhada de perto pela Vivo.

Por sua vez, a Ookla mantém um painel antigo que inclui testes de conectividades por operadora, dispositivos e cidades. Em seu relatório de julho, Brasília é a cidade com melhor latência e download; e os handsets da gama mais alta de preço da Samsung e Apple têm os melhores resultados em download, upload e latência.