Confesso que treinei a dica de app na madrugada desta quarta-feira, 17. Não, não é um aplicativo de fitness, mas uma terapia que pode relaxar qualquer pessoa no nosso mundo caótico. Um vício bom que qualquer pessoa pode fazer. Algo que se tornou hábito de George W. Bush após deixar a presidência dos Estados Unidos – com duas guerras e a maior recessão da história: a pintura. Uma arte usada pelo ser humano para representar o seu cotidiano, sua história, sua vida desde 40.000 A.C. Hoje é muito mais fácil aderir à pintura. Basta ver a infinidade de opções de tintas, pinceis, telas, papéis, gramaturas que uma pessoa pode comprar na web. Mas também, existe a possibilidade de usar ferramentas digitais para entrar neste universo.

É o caso do aplicativo Tayasui Sketches (Android, iOS), uma empresa que criou diversos apps premiados de arte, para colorir e de caligrafia. O app permite usar mais de 20 ferramentas de pinturas, importar imagens (assim pode fazer pintura sobre ou colagens com recortes), escolher o tipo de tela e colocar cores sobre a tela através da função “camadas”. Também pode salvar as obras e exportá-las.

Isso sem sujar a casa e as roupas de tinta, sem precisa limpar pinceis, apagando o que errou digitalmente e sem frustração.

Igualmente importante é a comunidade que apresenta obras de artistas desconhecidos para se inspirar. Também há uma galeria virtual com artistas contemporâneos, como Hom Nguyen, Andrea Tribert, Enrico Pestalozzi, Kanoa, Yuko Fukushima, Miguel Castro e Leahleco.

O app permite o uso de canetas digitais disponíveis em alguns smartphones e tablets para desenhar. Além disso, o Sketches está totalmente em português.

O lado negativo é que nem todas as funções estão disponíveis, apenas 14 das 20 são gratuitas. Ferramentas de compasso, réguas, tinta guache e sincronização com iCloud estão disponíveis apenas na versão paga, que custa R$ 38 (pagamento único).