Com toda a celeuma do 5G nos aeroportos norte-americanos escalando para voos cancelados, dentro e fora dos EUA, voltei a acompanhar algo que só fazia em viagens de trabalho para o Mobile Time: os atrasos nos voos e o clima em outros países.

Usei no passado e voltei a utilizar hoje o Flight Aware (Android, iOS), um aplicativo que permite rastrear e acompanhar voos, além de ver status de aeroportos. Ao todo, a plataforma rastreou nas últimas 24 horas 112 mil voos e tem mais de 6,8 milhões de voos em seu histórico.

Com ele é possível buscar um voo por número, matrícula, rota (origem e destino) ou aeroporto. Também é possível ver o trânsito aéreo por geolocalização, clicar em aeroportos, ver rotas de aviões que estão indo ou saindo daquele aeródromo ou clicar em aeronaves, como se fosse um radar.

Para o mercado norte-americano há o Misery Map, nome um pouco infeliz, mas apresenta o status de atraso e voos cancelados nos principais aeroportos daquele país.

Totalmente em português, o Flight Aware tem poucas propagandas, é fácil de usar e pode ser uma diversão em uma tarde de cancelamentos de voos.