Ser músico de fim de semana é muito mais difícil que ser atleta de fim de semana. Se você joga futebol, futevôlei, basquete, basta ficar na espera para entrar em uma disputa. Agora, o músico que pratica sozinho em casa ou procura uma banda com gosto musical parecida ao seu, não consegue chegar perto de uma banda ou estúdio e começar uma JAM.

Com este intuito, as empresas MyMVision e Fleeber uniram forçam e criaram o AMY (Android, iOS), uma rede social para músicos, bandas e professores. Do acrônimo Action Motivation You (Ação Motivação Você, na tradução livre para o português), o app tem como intuito incentivar o usuário a montar uma banda, fazer uma jam-session e até organizar shows.

Dentro do app, o usuário cria seu perfil de músico, banda, professor, estúdio, escola de música ou orquestra. Após o cadastro, ele pode encontrar uma sessão de ensaio perto, montar uma sessão própria, encontrar escolas para se aperfeiçoar, casas e bares para marcar shows, achar estúdios para ensaiar, ou vender-se como profissional.

Feito por uma equipe de brasileiros, italianos e britânicos, o principal diferencial do AMY é sua comunidade. Assim como falei no passado sobre o Pelando, é primordial para qualquer rede ter uma comunidade de usuários forte, aberta, colaborativa, receptiva e não tóxica.

Fiz a inscrição em uma sexta-feira e, no dia seguinte algumas mensagens apareceram em minha caixa. Desde “manda um zap, vamos fazer um som” até bandas se apresentando dentro do meu gosto musical.