O universo dos livros é único. Por meio deles podemos atravessar mares, explorar as galáxias ou até viajar no tempo. A leitura pode abrir horizontes que nenhuma outra ferramenta consegue no mundo. Por essas e outras, eu comprei um Kindle (8ª geração) e agora faço parte da turma que começa a trocar as páginas de papel pela tela digital. Contudo, o que mais me impressionou no Kindle não foi o dispositivo, mas sua vasta biblioteca em seu app Amazon Kindle (Android, iOS) e o seu programa de assinatura do Kindle Unlimited, que permite acesso mensal a milhares de e-books por uma mensalidade de R$ 19,90.

Sim, o app também serve para leitura quando o Kindle não está perto, ou se a pessoa não tem o dispositivo. E o fato de ter um rol de publicações das mais diversas línguas e temas é uma grande vantagem.

Até então, eu era o usuário tradicional de livrarias que pedia seus livros pela web e gostava de buscá-los no balcão da loja, tomar o meu café, comer o meu pão de queijo e ver o movimento ao meu redor. Mas este cenário vem mudando nos últimos anos. Está cada vez mais difícil achar livros específicos e em algumas redes de livrarias é mais fácil você comprar um antivírus para PC do que livros. Além disso, muitas lojas estão fechando e com isso há poucas unidades de obras mais densas ou específicas.

Com o app do Amazon Kindle e o Kindle, o horizonte dos livros se reabriu para mim. Agora é possível achar publicações que eram de difícil acesso para mim, como livros de história, quadrinhos clássicos – adorei ler Batman Ano Zero na tela digital –, filosofia ou partituras musicais.

Mas, assim como muitos, eu tinha receio em migrar do papel para o digital. E ainda prefiro o livro tradicional. Contudo, aprendi que é possível divertir-se da mesma forma com a leitura na tela de um dispositivo. Aconselho para qualquer pessoa que tem esse receio antes de comprar um Kindle ou e-book para seu tablet ou celular: instale o app do Amazon Kindle e baixe uma amostra de um livro que o interessa. É possível notar que a experiência da leitura digital tem fluidez, sendo apenas uma questão de tempo até se acostumar a esse modelo.