Na última terça-feira, 14, o time que eu torço jogou contra um time argentino. Para minha ingrata surpresa (além da saída do goleiro que é uma lenda), os apps de streaming que assino não transmitiram a partida. Como resultado, precisei voltar à boa velha TV aberta. Para ser mais exato ao SBT e seu app, o SBT Vídeos (Android, iOS).

O aplicativo é simples. Não tem grandes funções como alterar a qualidade de vídeo, legenda ou função noturno. Mas a qualidade de vídeo é muito boa para ver vídeo (melhor que o OneSeg que tinha em TVs no celular, por exemplo) e a conexão é bem constante.

Durante a partida não teve engasgo e não tem excesso de publicidade. Também fica aqui o meu elogio à equipe de transmissão que trata a partida com extremo profissionalismo. Do narrador aos repórteres de campo estão de parabéns.

O app é muito bom para acompanhar ao vivo. Aliás, o usuário nem precisa fazer login para assistir à programação ao vivo do SBT – algo que os canais rivais deveriam aprender, afinal TV aberta é uma concessão pública e com isso qualquer brasileiro tem direito de acessar, sem barreiras ou coletar dados.

Mas para acessar o conteúdo sob demanda (VoD) sem custos, o usuário precisa se cadastrar. Isso pode ser feito preenchendo dados ou com uma conta do Google, por exemplo.

Sinceramente, o conteúdo do SBT Vídeo não é muito do meu feitio atualmente, mas o app funciona bem e assim como outros streamings gratuitos, ele pode ser uma boa alternativa – em especial nos jogos da Sul-Americana e da Champions League.

Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time