A quantidade de aplicativos de gerenciamento de finanças parece não ter fim nas lojas de aplicativos. Já baixei, talvez, uma dezena deles e nenhum resolveu minha desorganização e falta de foco para controlar os gastos de forma mais consciente. Ok, apps não fazem milagres, mas não tenho paciência com interfaces muito complicadas, excesso de informação, muita propaganda na tela, e, quando me dou conta, uma semana depois esqueço de adicionar gastos e tudo vai pelos ares. Além do mais, na paranoia, ainda não baixei apps que fazem sincronia com minha conta bancária. Mas boto fé no último baixado, o Wally Next (Android, iOS).

Wally é um aplicativo simples. Toda vez que você gasta dinheiro, você entra com a despesa. É possível verificar recibos ou adicionar notas para ajudar a controlar o que cada despesa representa. Ao fazer o cadastro, um e-mail e é isso, basta acrescentar o que entra e o que sai. Na tela principal do app, Home, as despesas recentes e à direita, uma lista que pode te ajudar a adicionar rapidamente gastos. O curioso é que essa lista é preenchida por estabelecimentos próximos a sua localização.

Já em Stream, é possível adicionar as informações por dia, para frente (futuro) ou para trás (passado). É só clicar no sinal de mais e entrar com a despesa.

Na opção Start a Group, você pode convidar pessoas para, juntos, planejarem alguma atividade, dividir despesas e compartilhar documentos.

É possível também escanear notas e anexar documentos ao app, além de definir lembretes e criar listas.

Wally também ajuda você a categorizar essas despesas. Em seguida, ele rastreia tudo diariamente e ajuda você a definir metas de gastos. O conjunto de recursos não é tão rico quanto alguns outros aplicativos, mas o orçamento é estressante, então vale a pena para mantê-lo simples.

Seu principal problema é estar em inglês. E o excesso de informação nas telas.

É possível adicionar extras. Basta pagar por isso. Por R$ 6,49 ao mês, o usuário pode exportar informações, repetir notificações, customizar os filtros e customizar os orçamentos que já são pré-definidos. Mas para quem vai fazer gestão simples das finanças, isso não é necessário. Ao todo, são quatro opções de pacotes para você assinar ao mês. O mais alto, o Global Team custa R$ 11,99 por mês e é possível adicionar moeda estrangeira, por exemplo.

Enfim, nosso romance está apenas começando. Mas sinto que teremos uma relação mais duradoura do que as que tive com os antecessores.