Criar vídeo, editar e postar vídeo é bem complicado para quem não está habituado com apps de edição de vídeo ou redes sociais mais novas, como Snapchat e TikTok. Por outro lado, o problema que mais afasta pessoas mais experientes dessas plataformas é a falta de facilidade e usabilidade nos apps dessas mídias.

Um caminho para quem deseja criar vídeo, mas não quer colocar a mão em apps de edição mais robustos é o app Magisto (Android, iOS). Produzido pela Vimeo, o aplicativo usa uma inteligência artificial proprietária (Emotion Sense Technology ou EST) para cortar os vídeos e publicá-los como cenas no TikTok, Facebook ou Instagram, por exemplo.

A ideia da companhia é facilitar a edição e publicação de vídeos não apenas para usuários, mas para empresas. Em sua interface, basta gravar, escolher o tipo de edição (trailer, por exemplo) e trilha sonora. O app renderiza e edita tanto fotos como vídeos, além de ter versão em português.

O lado negativo é o fato de ser bem limitado na função gratuita. Há limite de downloads, poucas opções de edição e cria apenas histórias curtas (15 segundos).

Na opção paga, o menor valor é de R$ 7,33 por mês no contrato anual.