Deco; TP-Link

Roteador TP-Link Foto: divulgação

O home office é um bálsamo para qualquer morador de cidade grande, não é mesmo? Não precisa encarar o trânsito ou fazer deslocamentos longos e nunca se está muito atrasado para uma reunião online. Mas desde que a pandemia do novo coronavírus começou, um detalhe me afligia. Sempre que fazia entrevistas em outro cômodo da casa que não era o escritório, a conexão rateava ou caía com frequência. E voltava constrangida à sala virtual para continuar o papo. Geralmente sem o vídeo na segunda vez.

Troquei de provedor de Internet ao longo desses anos e esse problema não se resolveu. Recentemente, parti para a ignorância e comprei um roteador mesh wireless. A escolha, confesso, foi pelo preço. Adquiri um AC1200 DECO M3(2-PACK) 2.0 da TP-Link.

A instalação é simples e acontece por meio do aplicativo Deco (Android, iOS). Inseri o roteador no modem da minha operadora e o app detectou rapidamente o dispositivo. Uma vez instalado, coloquei na tomada da sala o extensor Deco M3W. Também, tudo muito simples.

Diz a caixa que ele é capaz de cobrir uma área de até 200 metros quadrados, algo beeem maior do que minha casa. Então, não deveria ter problemas com a conexão, certo?

Hum, mais ou menos. O resultado é muito melhor do que sem ele, claro, mas a conexão já falhou vez ou outra. Claro, bem menos do que antes.

Assim que a instalação foi concluída, inseri alguns dispositivos na rede nova. Poderia, também, criar uma rede para visitantes. Tudo pelo app.

Ainda no aplicativo, posso: monitorar a rede Wi-Fi; aplicar controle parental (como restringir acesso à rede sem fio dos dispositivos dos filhos e controlar a que horas esses aparelhos têm acesso ao Wi-Fi); acompanhar a qualidade da rede via relatórios mensais; fazer a gestão remota da rede.

O dispositivo conta também com antivírus e segurança.

Outro ponto bem interessante é o Laboratório Deco, que armazena uma série de recursos experimentais. Nesta aba, o usuário responde a um questionário rápido sobre receios de se estar em uma rede Wi-Fi pública, por exemplo. No assistente Wi-Fi é possível fazer teste de velocidade e executar um diagnóstico na rede, mas também detectar câmeras no ambiente – um dos medos das pessoas é que câmeras estejam escondidas em quartos de hotel, por exemplo, daí o recurso.

E, por fim, ainda posso integrar o Deco à Alexa. Assim, posso controlar meus dispositivos conectados à rede por meio de voz.

Enfim, mas o mais importante é a estabilidade na rede e o fato de eu não cair mais durante as chamadas virtuais.