O Super 8 é um aplicativo capaz de agradar aos usuários que gostam de aliar a tecnologia do iPhone ao estilo retrô. O nome remete ao formato cinematográfico desenvolvido pela Kodak na década de 1960 e que se tornou bastante popular entre os cinegrafistas amadores. A ideia do Super 8 é, portanto, dar uma roupagem antiga às imagens feitas pelo smartphone, fazendo-as parecer com aqueles vídeos caseiros do passado.

Antes da gravação, pode-se escolher entre sete “lentes”, com opções de preto e branco, sépia, colorido ou infravermelho. Escolhida a lente, o usuário decide se deseja uma imagem limpa ou se prefere a opção com pequenos riscos na gravação, simulando os arranhões dos filmes de antigamente. É curioso notar como os “defeitos” do passado transformam-se no charme do presente.

Terminada a gravação, é possível assistir as imagens no “projetor” do próprio aplicativo e adicionar título e outras informações em uma espécie de catálogo. No fim da brincadeira, pode-se ainda compartilhar o vídeo por email, Facebook, Twitter ou Youtube.  Os pontos negativos são a baixa resolução da imagem e a dificuldade que o software pode apresentar aos iniciantes, já que suas ferramentas não são muito intuitivas. Embora o Super 8 tenha sido lançado como um aplicativo gratuito, hoje cobra-se US$ 0.99 pela brincadeira. Mas vale a pena.

Link para Super 8 na App Store.