Telas do Freeform (divulgação: Apple)

Em um universo com inteligências artificiais generativas criando artes e designs diferenciados, como o Dall-E, a criatividade parece distante das telas de tablets e smartphones. Contudo, há aplicativos que dão margem à imaginação e o mais recente deles vem da Apple, o Freeform (iOS).

O novo app de produtividade para iPads e iPhones foi disponibilizado na versão mais recente do iOS 16. A ideia dele é ser um painel livre, como um mural, lousa ou tela para o usuário esboçar toda a sua inventividade. O usuário pode adicionar fotos, vídeos, áudios, documentos, arquivos em PDF, anotações links da web, além de trabalhar em conjunto via Mensagens ou FaceTime.

Inicialmente, usei o app para três funções: ser o meu mural de atividades, adicionar notas mentais e desenhar.

Como produtividade, a ferramenta funciona muito bem. É bem fluida para adicionar objetos no mural. A parte de pintura possui diversas opções de canetas e pincéis que podem ser escolhidos para fazer desenhos com o dedo ou Apple Pencil (no iPad). Enfim, não sou nenhuma IA generativa, mas consigo brincar um pouco e acredito que qualquer usuário possa usar sua imaginação no app, pois o aplicativo é fluido e tem as ferramentas certas.

O único problema do Freeform é que faltam templates para explorar mais a plataforma. Mas espero que a Apple lance mais opções nas próximas atualizações.