No atual momento do País – com a pandemia, distanciamento social, as divisões e conflitos entre as pessoas, os medos e os receios – sentimentos ou ideias acabam aflorando. Não importa como estamos, mas todos temos a vontade de compartilhar algo que está dentro em cada um nós e que está incorporado em nossas vidas de forma empírica, seja história ou estória.

Em dicas de apps anteriores falei de ferramentas para criar podcasts e vídeos. Hoje, a sugestão é para uma das formas mais antigas, a escrita. Dos primeiros rabiscos da humanidade 5,5 mil anos atrás na Mesopotâmia aos roteiros de youtubers e influenciadores digitais, a escrita sempre teve papel importante na humanidade.

Nós sempre usamos a escrita para comunicar, expressar e compartilhar nossas ideias. Pensando em um momento que precisamos usar mais a escrita nos dias de hoje, a dica de hoje é o aplicativo Novelist (Android).

O app tem como intuito ajudar um escritor a planejar, delinear, organizar e criar suas obras. Em uma interface de fácil uso e fluída, o Novelist tem um tutorial básico que instrui o usuário através de quatro ferramentas: “planeja”, para esboçar notas e ideias para organizar os pensamentos; “escreve”, para criar o texto; “organiza”, para dividir os capítulos, atos ou cenas; e “agende”, para colocar uma meta por contagem de palavras ou data de vencimento.

Para criar um livro, basta clicar no ícone “+” colocar o seu título, descrição e escolher o modelo de criação (vazio ou livro padrão). Importante destacar que na parte de planejamento é possível ser mais minucioso. Ao colocar notas sobre personagens, temas, eventos, localizações, adereços, extra ou criar notas específicas.

Entre outras funções de destaque estão: usar modo noturno (para os escritores notívagos); fazer backup e recuperar arquivos no Google Drive, ou seja, é possível trabalhar no texto no Word ou Google Docs e organizar pelo app; compilar o livro nos formatos EPUB, ODT ou HTML; inserir revisões e comentários nos textos; ver e restaurar versões anteriores; e visualizar o livro.

Feito pelo desenvolvedor Alessandro Riperi, o app tem mais de  500 mil downloads e 70 mil usuários. Disponível em português, o app é gratuito.