O kit de desenvolvimento de aplicações para realidade aumentada da Apple, o ARKit, ganhou uma segunda versão nesta segunda-feira, 4, o ARKit 2. A aplicação foi apresentada na edição da WWDC, evento da Apple para desenvolvedores. O SDK ganha soluções de interação entre usuários e seus dispositivos mais realistas, além de melhorias em detecção e rastreamento de imagem.

São duas novas ferramentas para desenvolvedores: o Quick Look, uma aplicação baseada no Universal Scene Description (usdz), da Pixar, que mostra como objetos 3D em AR funcionam no mundo real; e o Measure, um novo aplicativo para iOS 12 que consegue mostrar o tamanho de objetos 3D no mundo real, como um pôster na parede.

O ARKit 2 está disponível para desenvolvedores a partir desta segunda-feira. Por sua vez, as aplicações para usuários devem chegar no segundo semestre de 2018 como update do iOS 12.

HealthKit

Outro kit para desenvolvedores que recebeu atualização foi o HealthKit. Agora, a Apple permitirá que aplicativos de terceiros sejam integrados à plataforma médica da companhia. Ou seja, a mudança permitirá que usuários compartilhem seus dados médicos e hospitalares com seus aplicativos médicos mais utilizados. Essa transmissão de dados de saúde é feita pela API Health Records, uma ferramenta que possui dados criptografados de ponta a ponta e protegidos com a senha do usuário. Por ser de ponta a ponta, os dados saem direto do iPhone do usuário para o app que receberá a informação.

Captando dados de pacientes de mais de 500 instituições de saúde dos Estados Unidos, a ideia da Apple é que os desenvolvedores de aplicativos possam customizar a experiência dos usuários, como gerenciamento da dieta de um paciente de diabetes e coleta de dados para pesquisa médica. O primeiro caso de uso será com o app Medisafe que, integrado à API Health Records, permitirá que o paciente tenha suas receitas médicas automaticamente, de modo que seja lembrado sobre sua utilização.

Outras novidades

A Apple também informou no evento que o CarPlay, aplicação que integra o sistema operacional iOS aos carros, passa a ter suporte para aplicativos de navegação de terceiros no painel do automóvel. Além disso, a assistente Siri passa a ter suporte para mais de 40 idiomas e traz mais conteúdo de esportes, celebridades, comida, nutrição, além de ser capaz de separar fotos favoritas por local, pessoa, evento, tempo e tópico.