O Snapchat (Android, iOS) apresentou sua ferramenta para desenvolvimento que permite a qualquer designer criar suas lentes (stickers de realidade aumentada) na rede social, a Lens Studio (Windows, Mac). A ideia da empresa é que os profissionais – e mesmo estudantes de artes digitais – possam criar os stickers animados.

Com o ferremanta, o designer pode criar o desenho em três dimensões, adicionar animação e publicar ou promover a lente no Snapchat por meio de seu desktop. Para rodar o programa, o profissional precisa ter o Windows 10 ou MacOS 10.10+ instalado em seu computador, e uma configuração mínima com Intel Core 2 Duo 2.33 GHz, 4 GB de RAM, nVidia GeForce 6600 ou similar.

Uma vez criada, a lente pode ser compartilhada via redes sociais por meio do Snapcode (QR Code do Snapchat). Após serem desenvolvidas, essas lentes podem ser usadas por pessoas comuns através de postagens de mensagens efêmeras com a câmera traseira de seus smartphones.

A ferramenta do Snapchat é mais uma etapa importante no desenvolvimento da realidade aumentada. Vale lembrar que Facebook, Apple e Google estão em etapas avançadas em seus respectivos projetos no segmento.