O CTO da Mozilla, Brendan Eich, comparou os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone a prisões para os desenvolvedores móveis e seus aplicativos. "São prisões bonitas", brincou, durante apresentação na Uplinq, conferência de desenvolvedores da Qualcomm, realizada nesta quinta-feira, 5, em San Diego. Ele critica o fato de que, uma vez construído o app para um determinado OS, não dá para transpô-lo com facilidade para outras plataformas, além do fato de haver demasiado controle sobre a distribuição nas lojas de aplicativos.

Eich, obviamente, defende o uso do HTML5 para o desenvolvimento de apps, que podem ser usados em quaisquer terminais que possuam um navegador para acessar a Internet. Ele destacou que os padrões em torno do HTML5 estão evoluindo rapidamente, já sendo possível desenvolver games com boa interface gráfica, inclusive em 3D. Foi demonstrado um game de ação em primeira pessoa em três dimensões totalmente construído em HTML5 e controlado de um desktop. Para dispositivos móveis foi apresentada a versão em HTML5 do Where's My Water, da Disney, sucesso recente em Android e iOS.

O CTO da Mozilla disse ser um mito que jogos em HTML5 só possam ser jogados on-line, afirmando que evoluiu bastante a capacidade de armazenamento de apps nesse padrão. O Where's My Water, por exemplo, pode ser jogado completamente offline.