Segundo estudo da Vision Mobile realizado no segundo trimestre deste ano, os desenvolvedores móveis utilizam mais as plataformas Android, iOS e HTML5. Elas foram citadas por 71%, 56% e 52% dos respondentes, respectivamente.

Apesar de o Android liderar a lista dos sistemas mais usados, o iOS é o mais priorizado pelos respondentes quando perguntados sobre sua principal plataforma. 59% deles preferem o sistema da Apple, contra 49,4% de preferência por Android. O iOS é também o que mais gera receita para os desenvolvedores: cerca de US$ 5.200 por mês para cada profissional, enquanto o Android gera US$ 4.700.

Quando perguntados sobre quais sistemas operacionais os respondentes gostariam de trabalhar, 40% responderam Windows 8, seguido por Windows Phone (35%),  Blackberry 10 (28%) e Firefox OS (27%).

A pesquisa também revelou que não há um modelo de negócios único que seja dominante entre as plataformas. Somente em Windows Phone e BlackBerry 10 houve uma homogeneidade nas respostas. Em Windows Phone, 43% dos desenvolvedores preferem publicidade in-app e 40%, downloads pagos, enquanto no BB10, a maioria prefere downloads pagos (47%). Nos sistemas Android, iOS e HTML5, as porcentagens estão distribuídas igualmente entre downloads pagos, publicidade in-app, compras in-app, freemium e contrato de trabalho/aplicativos comissionados.

O estudo foi realizado com mais de 6 mil desenvolvedores de todo o mundo.