O MEF, associação internacional que reúne empresas do mercado de conteúdo móvel, abrirá na semana que vem um escritório no México. Será a sua segunda operação na América Latina: a primeira está no Brasil, onde também se coordena a atuação em toda a região, sob a liderança do advogado brasileiro Rafael Pellon.

Como gerente geral do capítulo mexicano foi contratado o executivo Jorge Basurto, ex-diretor de serviços de valor agregado da Cofetel, órgão regulador das telecomunicações do México. A operação do MEF no país nasce com cinco associados, dos quais dois são brasileiros que atuam no México (Movile e Titans), um é de origem espanhola (Zed) e dois são agregadores de conteúdo móvel mexicanos (Naranya e Binbit). A expectativa é de conquistar mais associados nas próximas semanas.

"O foco do MEF no México não são políticas de autorregulação, mas ajudar a inserir as empresas mexicanas no ambiente global da indústria digital. Queremos estabelecer uma ponte para levar os brasileiros para o México e trazer os mexicanos para o Brasil", comenta Pellon. A entidade também vai contribuir na realização de pesquisas sobre o mercado mexicano de conteúdo móvel, ainda carente de dados próprios. Outro objetivo é aproximar os associados de start-ups mexicanas de tecnologia. "Há um pólo de desenvolvimento em Monterrey e na Cidade do México. Queremos fortalecer vínculos com incubadoras de universidades e com as teles locais", explica o diretor geral do MEF-LatAm.