Ao longo de seis meses, entre novembro de 2015 e maio de 2016, a Navita, empresa especializada em gestão de contas de telecomunicações, acompanhou o consumo de mensagens de texto de 34 grandes empresas brasileira que somam 38 mil linhas móveis. Nesse período, foi contabilizado o envio de 3.873.295 mensagens de texto, com uma média de 15,2 por linha por mês. O gasto total dessas companhias com SMS em seis meses superou R$ 1 milhão, pouco mais de 2% do custo total delas com telecomunicações nesse período, que foi de R$ 56 milhões.

O que mais chama a atenção, contudo, é a análise sobre os tipos de mensagens trafegadas e o cruzamento com os planos contratados. Segundo a Navita, menos da metade das mensagens enviadas, ou 44% precisamente, estavam dentro dos planos contratados pelas empresas. 41% estavam fora dos planos, o que representa um gasto extra e indica a necessidade de melhorar o planejamento de uso de telecom. E 14% eram mensagens de serviços de interatividade, como horóscopo, chats, games e reality shows. Ao todo, 442.969 mensagens foram enviadas para serviços de valor adicionado (SVAs), gerando um gasto desnecessário, além de uma perda de tempo e de produtividade. 63% dessas mensagens de interatividade foram enviadas em dias úteis.

A Navita estima que o uso inadequado do celular corporativo pode representar até 20% do valor da conta.