Os efeitos da greve dos Correios, que já dura três semanas, são sentidos na telefonia celular. A integradora gaúcha Human Mobile afirma ter registrado um volume extra de 2,8 milhões de mensagens de texto corporativo nos últimos 21 dias que atribui à paralisação dos serviços postais. Essa quantidade de mensagens representa um crescimento de cerca de 16% sobre o volume que a Human registraria normalmente nesse período.

A integradora notou picos atípicos no consumo de SMS de vários clientes nas últimas três semanas. Como estranhou o tráfego, entrou em contato com os 15 que registraram as maiores altas, para averiguar. E assim descobriu que o motivo por trás do aumento era a greve dos correios.

Pelo código de defesa do consumidor, as empresas que enviam cobranças pelos correios devem oferecer alguma alternativa ao consumidor em caso de paralisação dos serviços postais. Nesse contexto, o SMS é uma solução. Uma das clientes da Human que trilhou esse caminho foi a Liderança Cobranças. Para evitar atrasos nos pagamentos, a companhia enviou por SMS a linha digitável do código de barras de suas faturas na última segunda-feira, 3.