Quem utiliza o aplicativo Waze (Android, iOS) no dia a dia já passou por isso: quando entra em um túnel, cai o sinal do GPS e não se consegue reportar se há algum problema. Ou pior: às vezes erra-se o caminho porque o sinal de GPS demora alguns segundos para voltar depois que o carro sai do túnel. Para resolver esse problema, serão instalados beacons Bluetooth dentro dos túneis, que vão se comunicar com o Waze nos smartphones dos motoristas. Um projeto piloto será lançado em outubro em quatro cidades: Rio de Janeiro, Paris, Haifa e Pittsburgh.

Nesse projeto, o Waze contará com a ajuda de parceiros locais, geralmente entidades de trânsito ou de monitoramento urbano. Esses parceiros ficarão responsáveis pela instalação dos beacons. No caso do Rio de Janeiro, a parceria é com a CET-Rio, em colaboração com o Centro de Operações Rio (COR).

Foi escolhido um modelo de beacon com longa duração de bateria (de cinco a seis anos) e capacidade de transmissão robusta, além de design adequado para ser instalado nas paredes de concreto dos túneis, relata Gil Disatnik, engenheiro do Waze e responsável pela ideia.

No projeto piloto serão instalados cerca de 1 mil beacons, 250 em cada uma das quatro cidades participantes. Pelos testes iniciais realizados pelo Waze, o recomendado é que seja instalado um beacon a cada 40 metros de túnel. Portanto, em um primeiro momento esses 1 mil beacons vão cobrir 40 Km de túneis, ou 10 Km em cada cidade. Caberá ao COR escolher quais túneis do Rio de Janeiro receberão a novidade, o que ainda não foi definido.

Os beacons se comunicam apenas em uma direção, enviando a informação da localização para o Waze no smartphone do usuário. Se o motorista for reportar um incidente no túnel, como uma batida, uma obra ou um engarrafamento, o aplicativo marcará a posição exata da ocorrência. Ainda que não haja cobertura móvel dentro do túnel para o registro imediato do problema, isso é feito assim que o smartphone voltar a se conectar à Internet, mesmo que seja fora do túnel.

O Waze ganhará uma atualização em breve para permitir a comunicação com os beacons. Quando um usuário entrar em um túnel, receberá uma notificação para ligar o Bluetooth (veja imagem abaixo).

Em entrevista por telefone a Mobile Time, Disatnik contou como teve a ideia: "Entrei em uma rua errada depois de um túnel porque não tinha GPS. Aí tive a ideia. Fiquei chocado que ninguem tivesse pensado nisso antes."

O Waze tem hoje 65 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) no mundo. Somente no Rio de Janeiro são 800 mil MAUs que, juntos, dirigem 116 milhões de quilômetros por mês.

Alerta do Waze sobre a novidade