Unicef e Samsung firmaram uma parceria para que alunos do 6º ao 9º ano criem aplicativos educacionais no Brasil. Por meio da “Maratona Unicef Samsung”, uma jornada de programação e desenvolvimento de apps, a ação visa diminuir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar.

Na parceria que une programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores, os participantes vão desenvolver apps para matérias do cotidiano dos jovens, como Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia e Ciências Humanas.

A iniciativa conta ainda com apoio da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), do Ministério da Educação e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Registro e prêmios

Os interessados devem se registrar no site do projeto a partir desta quarta-feira, 25. As inscrições vão até 25 de maio. As propostas serão avaliadas entre 26 de maio e 11 de junho por uma comissão julgadora. 32 equipes serão escolhidas para desenvolver os apps entre 12 e 31 de julho, sendo que, entre 1º e 30 de agosto, os apps devem ser testados nas escolas dos estudantes. Na semana do dia 24 de setembro, os vencedores serão anunciados e ganharão certificação e bolsa benefício de R$ 1 mil para cada participante.