A Intex tornou-se a primeira fabricante da Índia a vender smartphones com o sistema operacional da Jolla, Sailfish OS 2.0. A partir desta segunda-feira, 25, a companhia colocou à venda o seu novo handset com o OS finlandês, Aqua Fish, em seu espaço no eBay.

Com tela de 5 polegadas, o smartphone possui processador Snapdragon 1,3 GHz quad-core A7, 2 GB de RAM, 16 GB de espaço (expansível para 32 GB com microSD), conexão 4G, bateria de 2.500 mAh, câmera traseira de 8 MP e frontal de 2 MP.

Destinado inicialmente apenas para o mercado da Índia, Aqua Fish será vendido na cor laranja por 5,5 mil rúpias (R$ 267 na corretagem atual). Além do eBay, o handset poderá ser encontrado em outros e-commerces  indianos na próxima semana: Amazon, Flipkart e Snapdeal.  

O lançamento do celular com o Jailfish surge na contramão do fim da produção do tablet Jolla, revelado em fevereiro deste ano. Além da Intex, Turing Robotics, Open Mobile Platform e a comunidade do celular Fairphone 2 são outras marcas que produzem dispositivos móveis com o sistema operacional aberto (open source) baseado no Linux.