O nano-SIMcard (também chamado de 4FF), novo formato de chip adotado pela Apple no iPhone 5, não tem apenas uma área menor que seu antecessor, o micro-SIMcard (3FF), mas também uma espessura menor. Isso significa que, dessa vez, não será possível para os usuários cortar por conta própria seu chip atual na intenção de adaptá-lo ao novo formato. Quem o fizer não vai conseguir posicionar o SIMcard no aparelho por causa da diferença de espessura.

Quando a Apple adotou o micro-SIMcard, dois anos atrás, no iPhone 4, muita gente se aventurou a cortar seu chip antigo. Até acessórios para o corte caseiro apareceram no mercado. Apesar de arriscada, a operação, se bem executada, dá certo, pois a diferença entre o micro-SIMcard e a versão comum (2FF) é apenas a área menor.

Fabricação

A espessura diferente do nano-SIMcard obrigará os fabricantes de chips a adaptarem suas linhas de produção no Brasil. As primeiras unidades estão sendo importadas. As operadoras as encomendaram para atender ao público que trará o iPhone 5 de viagens do exterior. A demanda, por enquanto, está abaixo de 100 mil peças por operadora, calcula uma fonte. Após o lançamento oficial do smartphone no País, a procura aumentará de maneira significativa. A partir daí, deve começar também a produção nacional de nano-SIMcards.

Dimensões

As dimensões dos três formatos de SIMcards são as seguintes: 2FF (15 X 25 mm); 3FF (12 X 15 mm); e 4FF (8,8 X 12,3 mm). A espessura deste último é 15% menor que aquela do 3FF.