O iPhone 5S, novo modelo top de linha da Apple, tem apresentado uma taxa de travamento de apps duas vezes maior que o iPhone 5C ou o iPhone 5. É o que revela um levantamento realizado pela Crittercism, empresa norte-americana que monitora crashes de apps, e publicado no site internacional All Things Digital. Enquanto no iPhone 5C e no iPhone 5 em média 1% das sessões de apps travam, no iPhone 5S o índice é de 2%.

A explicação estaria no fato de se tratar de um hardware novo, para o qual os desenvolvedores tiveram pouco tempo para testes. Durante o período de testes beta do iOS 7, foi possível verificar a compatibilidade do novo sistema operacional com o iPhone 5, mas não com o 5S, que ainda seria lançado. Vale lembrar que o 5S traz um processador diferente, o A7, de 64 bits. O 5C, embora também seja um modelo recém lançado, traz especificações quase iguais àquelas do iPhone 5, o que explicaria o fato de não estar travando tanto quanto o 5S.

A expectativa da Crittercism é de que a Apple lance em breve novas atualizações do iOS 7 que vão reduzir o índice de crashes no 5S.