A Motorola lançou um projeto de celular por módulos, chamado de Ara. Liderado pelo grupo de tecnologia avançada e projetos da empresa, o projeto está desenvolvendo uma plataforma de hardware aberta, que visa fazer o mesmo que o Android fez em software.

A ideia é similar ao projeto Phonebloks, desenvolvido pelo designer holandês Dave Hakkens, que consiste em um celular com partes separadas que podem ser removidas e evoluídas, dependendo da necessidade do consumidor. Portanto, se o usuário deseja uma nova câmera, por exemplo, pode trocá-la sem precisar comprar um novo smartphone completo. Segundo o blog oficial da Motorola, a empresa vai trabalhar em conjunto com Hakkens, que conseguiu mobilizar mais de 900 mil pessoas para divulgar a ideia pelas redes sociais.

O projeto Ara possui uma estrutura que segura os módulos no lugar, chamada de endoesqueleto. Os módulos podem ser desde um processador, tela, teclado até uma bateria extra. Ainda de acordo com o blog da empresa, o objetivo do projeto é dar ao consumidor o poder de decidir o que o seu celular faz, como ele é, onde e do quê é feito, quanto custa e por quanto tempo ele terá o dispositivo.

A Motorola abriu um canal para que qualquer interessado no projeto possa contribuir. Depois de fazer um cadastro no site, o voluntário vai receber e-mails uma vez por mês para compartilhar fotos, ideias e comentários sobre tópicos relacionados ao Ara. Durante este inverno no hemisfério norte, a empresa também vai lançar uma primeira versão de um kit de desenvolvimento de módulos para que desenvolvedores possam começar a criar módulos para a plataforma.