O BBM, serviço de mensagens instatâneas criado pela BlackBerry e que ano passado foi disponibilizado para Android e iOS, se rendeu à moda dos stickers, aqueles adesivos digitais, ou, em outras palavras, uma repaginação dos antigos "emoticons". Esse produto faz sucesso entre adolescentes em outros serviços de bate-papo móveis, como Line e KakaoTalk, e agora passa a estar disponível para os usuários do BBM.

Os adesivos no BBM são agrupados em pacotes com 20 a 25 desenhos diferentes cada. Alguns pacotes são gratuitos e outros são pagos, ao preço de US$ 1,99. Há adesivos com desenhos de personagens famosos, como Gilbert, CosCat e Bubble Bot. E outros elaborados por marcas como Shaun, WWE e the Sheep. A partir de agora há uma loja de adesivos dentro do app do BBM para a distribuição dos pacotes. Os adesivos baixados ficam armazenados no handset e podem ser usados de maneira ilimitada dentro de qualquer conversa. Basta apertar um ícone que representa os stickers, posicionado ao lado do campo de texto, para acessar a sua coleção de adesivos baixados e escolher aquele que deseja incluir na conversa. A versão do BBM com stickers requer a atualização do app pelos usuários. No caso de iOS, a atualização estará disponível nos próximos dias.

Análise

A inclusão de stickers aproxima o BBM dos concorrentes do mercado de mensagens instantâneas que são particularmente populares entre adolescentes, como o japonês Line. Trata-se também de uma nova fonte de receita para a BlackBerry. Merece destaque as escolhas dos personagens para os primeiros pacotes de adesivos, onde fica nítida a preferência por ícones da cultura geek, como Gilbert.