O BBM, aplicativo de mensagens instantâneas da BlackBerry, lançará nos próximos meses uma funcionalidade voltada para o mercado corporativo: a adição de uma nova camada de criptografia sobre as mensagens trafegadas, assim como sobre a transferência de arquivos. O serviço, batizado de BBM Protected, será o primeiro de uma plataforma batizada como eBBM (Enterprise BBM), que pretende criar produtos voltados para o mercado corporativo dentro do BBM, sem a necessidade de instalar uma nova versão do app.

"Nosso público alvo são as empresas que têm uma preocupação maior com segurança, especialmente aquelas que atuam em mercados regulados, como o financeiro", explica David Proulx, diretor de desenvolvimento de negócios do BBM, em entrevista coletiva para jornalistas latino-americanos nesta terça-feira, 22. O preço do serviço de criptografia ainda não foi divulgado, mas o modelo de negócios deve ser de licenciamento com cobrança por usuário ativo.

Monetização

Esta não será a primeira fonte de receita do BBM. A BlackBerry está criando uma série de maneiras de rentabilizar o serviço de mensagens. Antes do BBM Protected, outras duas foram anunciadas nos últimos meses: o BBM Channels, que consiste na criação de canais de comunicação patrocinados por marcas e celebridades; e uma loja dentro do app para a venda de bens virtuais, começando por stickers (adesivos virtuais).

O próximo serviço pode ser de transferência de dinheiro dentro do BBM. Um teste está em andamento na Indonésia, em parceria com instituições financeiras locais. O nome do serviço é BBM Money. Por enquanto, contudo, não há previsão de lançamento em outros mercados, pois o momento ainda é de avaliação para modelar melhor o produto.

"O mercado de mensagens móveis está no começo de sua vida. Isso vale para nós e para todos os concorrentes. Não há um caminho único de monetização. Ainda estamos em uma fase de avaliação de múltiplas abordagens", explica o executivo. E complementa: "O importante é esclarecer que a monetização não pode acontecer às custas do usuário, mas para o seu benefício". Proulx garante que o app e o serviço em suas funcionalidades básicas continuarão gratuitos.

Análise

Em seu serviço de criptografia, a BlackBerry vai concorrer com vários outros players que trazem a mesma proposta. Alguns deles, como Blackphone, Qnective e Sikur foram tema de matérias recentes em MOBILE TIME. Sobre eles, o BBM traz duas vantagens signficativas: 1) a marca BlackBerry, internacionalmente associada à ideia de comunicação corporativa segura; 2) uma base de 85 milhões de usuários ativos, muito mais do que qualquer outro concorrente no mercado de mensagens criptografadas.

Tela Viva Móvel

O diretor geral da BlackBerry no Brasil, João Stricker, participará de um painel sobre o mercado de mensagens instantâneas no 13º Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, no World Trade Center, em São Paulo. O mesmo painel contará com as participações de Luiz Felipe Barros, country manager do Viber no Brasil; Valter Wolf, diretor de marketing da GSMA no Brasil; e Fátima Raimoindi, presidente da Acision para América Latina;

Mais informações sobre a programação do evento e sobre inscrições podem ser encontradas no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08001577028 ou no email [email protected]/mt2018. O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e conta com a curadoria editorial de MOBILE TIME.