Segurança pública é um tema muito caro para os brasileiros e que deve pautar boa parte dos debates nas eleições deste ano para os governos estaduais. Na falta de políticas sociais que reduzam o problema e de forças de segurança eficientes no combate e na investigação de crimes, resta aos cidadãos se ajudarem. Esta é a proposta do Liga, um app nacional de crowdsourcing para segurança pública. Disponível para iPhone, o Liga permite que o usuário informe situações de perigo que encontra nas ruas da sua cidade, como roubos, acidentes de trânsito, inundações e incêndios. Também é possível informar locais onde é comum haver uso público de drogas ou onde haja moradores de rua. Até protestos e atos de vandalismo podem ser reportados. Cada alerta fica registrado em um mapa público, para visualização pelos demais usuários. No mapa aparece também a localização de serviços públicos relevantes para casos de emergência, como delegacias de polícia e hospitais.

O Liga inclui ainda a opção de formar grupos de amigos e parentes que são alertados caso o usuário se encontre uma situação de perigo. Para avisá-los, há um botão de pânico dentro do app que precisa ser segurado por alguns segundos e em seguida arrastado.

Esta não é a primeira iniciativa do gênero no Brasil. No ano passado, MOBILE TIME noticiou o lançamento do app "B.O. Coletivo", que visava o informe colaborativo de crimes nas cidades brasileiras. O case foi um dos finalistas do Prêmio Oi Tela Viva Móvel deste ano, na categoria Utilidade Pública.