A Here, empresa de mapas e navegação da Nokia, foi escolhida pelo governo da Finlândia para implantar um projeto piloto que permitirá aos carros conversarem entre si, em mais uma modalidade da Internet das Coisas (na tradução para o inglês “Internet of Things” ou “IoT”).

O programa piloto começa em 2016 e têm como intuito usar o atual padrão de rede móvel (3G e 4G) e o próximo (5G), além de armazenar e transmitir informações em servidores na nuvem para informar o motorista sobre obstáculos como gelo na pista, lama, tráfego repentino e acidentes.

Os motoristas selecionados atuarão de forma voluntária. Eles devem enviar as informações inicialmente via smartphone – como acontece no Waze. No entanto, a ideia é que no futuro a conversa seja feita sem a necessidade do motorista intervir, apenas com os sensores dos carros.

O governo finlandês espera que a etapa de testes termine em 2017. 1 mil motoristas devem participar dos testes durante o ano através de três rodovias do país: E18, Ring I e Ring III.