A companhia de navegação Here relatou nesta terça-feira, 6, que o Sistema de Transporte Inteligente Cooperativo (C-ITS) teve êxito em seus testes com envio de notificações para motoristas específicos em estradas da área de Helsinque, capital da Finlândia.

O C-ITS é baseado em rede móvel comercial 4G, sistema de computação na nuvem e análise de dados do Here para conectar veículos e o gerenciamento de tráfego das cidades em um sistema inteligente. Portanto, não é necessário adicionar infraestrutura às estradas, como antenas de comunicações (DSRC).

O projeto tem como objetivo informar aos motoristas sobre as condições do trânsito. Desse modo, o motorista pode tanto informar como ser informado sobre obstáculos na pista como: lama, gelo, buracos, falhas de sinalização.

Os testes foram feitos pela Here em parceria com o Centro de Pesquisas Técnicas da Finlândia (VTT), país que sedia a Here, além das agências de engenharia de tráfego do governo local. O próximo passo do programa piloto é levar o C-ITS para outras três estradas na Finlândia, durante o primeiro semestre de 2016.