A Mobicare é a responsável pelo gerenciamento e orquestração de sistemas que garantem o funcionamento do serviço de Wi-Fi da Oi e da Net-Claro-Embratel, que juntas somam 6 milhões de hotsposts no Brasil. “É a maior plataforma de carrier Wi-Fi do hemisfério sul”, afirma o CEO da Mobicare, Rodrigo Dienstmann, em entrevista para Mobile Time.

Hoje, somando as duas operadoras, a plataforma da Mobicare registra cerca de 2 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês), 70 milhões de sessões mensais e 5 PB de tráfego mensal. Esses números vêm crescendo gradativamente mês a mês. Para efeito de comparação, em novembro passado eram 1,5 milhão de MAUs, 65 milhões de sessões e 4,2 PB de tráfego.

“Carrier Wi-FI envolve as áreas técnica e de marketing de uma operadora. A Mobicare interage com vários sistemas para prestar o serviço. Se a operadora tentar fazer dentro de casa sai caro e demora. A gente abstrai essa complexidade. Cruzamos domínios dentro da operadora, como um orquestrador entre vários times e sistemas para implementar em uma arquitetura na nuvem. Isso confere agilidade ao projeto”, descreve Dienstmann.

Expansão

O próximo passo na expansão das redes de carrier Wi-Fi no Brasil é a oferta desse serviço pelas operadoras para empresas que desejem gerenciar melhor o acesso às suas redes e fazer disso uma fonte de receita. “A demanda por Wi-Fi sempre foi grande, seja em shopping centers ou varejistas, mas eles não sabem como rentabilizar. Muita gente dá a senha de graça. Ou quer integrar com seus sistemas e não sabe como”, comenta o executivo. A Mobicare também estuda oportunidades de expansão da sua atuação pela América Latina.

No hemisfério norte, há redes de carrier Wi-Fi maiores que a gerenciada pela Mobicare, como aquelas da British Telecom, da AT&T e da Comcast, cita Dienstmann.