Net/Claro e Oi somam 6 milhões de roteadores Wi-Fi em residências e em pequenos estabelecimentos comerciais que oferecem conexão compartilhada para terceiros, em um modelo chamado de “Wi-Fi comunitário”. Nos últimos seis meses, 100 milhões de dispositivos únicos se conectaram a esses hotspots. Os números foram apresentados durante o Fórum de Operadoras Alternativas, nesta segunda-feira, 26, em São Paulo, por Felipe Goldin, CTO da Mobicare, empresa parceira da Oi e da Claro em seus respectivos projetos de Wi-Fi compartilhado.

“O Community Wi-Fi, ou homespots, é uma forma de as operadoras alavancarem um investimento que fizeram em suas redes de banda larga, com CPEs e última milha”, explicou Goldin, em painel sobre redes Wi-Fi. Os homespots complementam as redes de Wi-Fi público em ambientes abertos e em ambientes fechados premium (aeroportos, shopping centers etc).

Goldin citou diferentes formas de rentabilização de redes Wi-Fi pelas operadoras tradicionais, como por exemplo: offload do tráfego da rede móvel; oferta de bundling para seus assinantes; venda de acesso pago para não assinantes; acesso Wi-Fi patrocinado por grandes marcas; comercialização de serviços de gestão de rede Wi-Fi por estabelecimentos comerciais, que podem angariar dados sobre sua clientela; além de roaming e venda de acesso no atacado.

O Fórum de Operadoras Alternativas é um seminário organizado por Mobile Time e Teletime.