A Competition and Market Authority (CMA), reguladora de defesa econômica do Reino Unido, confirmou o início de uma investigação sobre a compra da Looker Data Science pela Alphabet na última segunda-feira, 17. No documento, a CMA afirma que está preocupada com uma “redução substancial” da concorrência.

Na investigação, a CMA analisará se a fusão pode enfraquecer a competição na região. O primeiro resultado da averiguação será publicada em 13 de fevereiro do próximo ano. Vale lembrar que o regulador norte-americano aprovou a aquisição em novembro.

A Looker foi comprada em sua totalidade pela controladora do Google por US$ 2,6 bilhões em junho deste ano. Inicialmente, a ideia da Alphabet é integrar ao Google Cloud a startup e suas tecnologias de inteligência de negócio, aplicação de dados e análise de dados.

A decisão da investigação contra o Google surge uma semana depois de a CMA apresentar preocupações do domínio da Amazon no mercado de delivery do Reino Unido. A companhia norte-americana comprou por US$ 575  milhões uma parcela da Deliveroo em maio, startup que tem operação de delivery em mais de 100 cidades britânicas.