O Spotify (Android, iOS), em 2019, passou o concorrente Pandora nos Estados Unidos e tornou-se o aplicativo de streaming de música mais popular naquele país. De acordo com a última pesquisa realizada pelo site eMarketer, a mudança chegou dois anos antes do previsto pela empresa de análise de mercado. Em março do ano passado a estimativa era de que o Spotify ultrapassaria a concorrente somente em 2022.

Em 2019, o Spotify cresceu 25,8%, de 52 milhões para 65,4 milhões de ouvintes nos EUA, superando o Pandora, que era a plataforma dominante de streaming de música nos EUA desde o seu lançamento em 2000. No mesmo período, o Pandora sentiu uma queda de 68,2 milhões de ouvintes para 63,1 milhões.

Vale dizer que o eMarketer define ouvintes como usuários da Internet de qualquer idade que ouvem Pandora ou Spotify em qualquer dispositivo pelo menos uma vez por mês.

O Spotify continuará a crescer em 2020, ganhando mais de 10 milhões de ouvintes ano após ano. As estimativas indicam que, até o final de 2020, o Spotify alcance 75,9 milhões de ouvintes.

Segundo o eMarketer, o rápido crescimento do Spotify pode ser atribuído a algumas decisões comerciais importantes. Em 2019, o Spotify adquiriu várias empresas de podcast, o que resultou em mais conteúdo na plataforma. Após essas aquisições, o serviço de streaming tornou seu conteúdo de podcast mais proeminente, aplicando seus algoritmos de recomendação e apresentando-os em mais lugares. Além disso, o Spotify fez parceria com os dispositivos Google Home Mini, Hulu e Samsung, oferecendo acordos que permitiram alcançar mais ouvintes.

“Graças à excelente experiência do usuário e aos fortes recursos de descoberta, o Spotify adicionou ouvintes aos seus serviços gratuitos e premium muito mais rapidamente do que esperávamos”, disse o analista de previsão do eMarketer Peter Vahle. “Em 2019, o Spotify se concentrou em adicionar e curar conteúdo de podcast, que teve grande sucesso em promover engajamento e atrair uma ampla gama de ouvintes”.

Apple e Amazon

Apple e Amazon também adicionaram ouvintes em 2019, mas suas bases de clientes são muito menores do que a de Pandora e Spotify. O Amazon Music (Android, iOS) fechou 2019 com 38,7 milhões de ouvintes, um aumento de 27%, um pouco acima do crescimento de 25,8% do Spotify. Grande parte do crescimento da Amazon Music pode ser atribuída às muitas opções de streaming de música que oferece – com suporte para anúncios, Prime Music, Amazon Music Unlimited e Amazon Music HD –, além da crescente popularidade de seus alto-falantes inteligentes Echo. A empresa de análise de mercado prevê para 2020 um crescimento de 12%, atingindo 43,3 milhões de ouvintes.

O Apple Music (iOS) é a menor das plataformas porque opera em um modelo somente de assinatura e não oferece uso gratuito. A fim de 2019, o Apple Music tinha 33,7 milhões de ouvintes, um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior. Em 2020, o número de ouvintes crescerá mais 10%, para 37,1 milhões.