Moradores, trabalhadores e frequentadores da região da Faria Lima, área nobre de São Paulo e centro econômico da cidade, usam 2,5 vezes mais o pagamento por aproximação do que a média do Brasil. Além disso, os “faria limers”, como são conhecidos, fazem 50% menos transações parceladas que a média do País. Os dados são da Visa Consulting & Analytics, área de consultoria da bandeira de cartões.

No quadrilátero há uma concentração de grandes empresas do setor financeiro, de tecnologia e advocacia. Entre seus hábitos, 22% das transações acontecem após às 19h, no happy hour, contra 20% da média nacional.

Para Rodrigo Santoro, diretor da Visa Consulting & Analytics, os dados indicam que os “faria limers” são early adopters e gostam de testar as novidades tecnológicas.

Os frequentadores do quadrilátero se deslocam por meio de patinetes, apps de transporte e bicicletas. De acordo com a pesquisa, quase 15% das transações desse público são para esses modais, contra 11% da média do restante do País.

Os “faria limers” também gastam com comida e restaurantes, sendo 34% do total de suas transações, contra 27% da média nacional. Alimentam-se mais fora de casa e, por isso, gastam 10% em supermercados contra 13% da média no Brasil.

Metodologia

A análise dos dados usou como base as transações Visa realizadas em dezembro de 2019 na região por consumidores que moram, trabalham ou visitaram o entorno da Avenida Faria Lima.