A partir de 5 de outubro os brasileiros vão poder associar sua conta bancária a uma chave de endereçamento pessoal (número de telefone celular, email ou CPF) para receberem pagamentos por PIX. Esse registro poderá ser feito através do app ou do site da sua instituição financeira. Os dados ficarão armazenados no Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um banco de dados criado pelo Banco Central especialmente para o PIX. Os pagamentos instantâneos, contudo, só começarão a ser feitos em novembro, quando o serviço será disponibilizado para a população.

Originalmente, a data para início do registro das chaves de endereçamento era 3 de novembro, mas o BC decidiu antecipar para 5 de outubro com o objetivo de conceder mais tempo para a população e as instituições financeiras se familiarizarem com o processo. Todas as demais ações relacionadas ao registro das chaves de endereçamento também estarão disponíveis a partir de 5 de outubro, como exclusão, alteração, reivindicação de posse e portabilidade.

Cabe lembrar que a oferta do registro antecipado é facultativa para as instituições financeiras. E só poderão fazê-lo aquelas que tiverem concluído o processo de homologação pelo BC para conexão à plataforma do PIX.

Live

Mobile Time realizará em 5 de agosto uma live sobre os preparativos e as expectativas em torno da chegada do PIX. O head de produtos e pessoa física do C6 Bank, Maxnaun Gutierrez, está confirmado. Para mais informações, acesse www.mobiletime.com.br/eventos/