A CCR Barcas firmou parceria com a Visa para adicionar roletas que aceitem pagamento sem contatos nas estações Arariboia (em Niterói) e Praça XV. A solução começa a funcionar nesta segunda-feira, 3, nos dois locais. Ou seja, a partir de agora os passageiros podem entrar nas barcas pagando com cartões, smartphones ou dispositivos vestíveis com NFC.

Após encostar o dispositivo ou cartão e passar pela catraca, o valor da passagem é debitado da fatura do cartão ou conta corrente do usuário.

Vale lembrar que esta não é a única iniciativa que envolve transportes públicos com pagamento NFC na capital fluminense. O Metrô Rio tem a catraca por pagamento contactless em 41 estações da cidade com usuários de cartões Visa e Mastercard.

De acordo com dados do Metrô carioca, em dezembro de 2019, foram registradas 4,35 mil utilizações diárias em dias úteis. A média de uso por dia durante a semana por cliente é de 1,75 vez. Considerando cada embarque, cerca de 700 mil passagens já foram pagas utilizando a tecnologia de aproximação com cartão de crédito.